segunda-feira, 21 de agosto de 2023

BLADE RUNNER

 


Entre as sombras futurísticas de uma cidade perdida, onde a chuva e o neon dançam um balé de cores, ergue-se a obra-prima cinematográfica chamada Blade Runner.
Sob a brilhante direção de Ridley Scott, o filme nos conduz a uma jornada inquietante e reflexiva em um mundo imaginário e  melancólico, onde a essência humana é questionada, e as máquinas são dotadas de uma complexidade emocional profunda, de uma identidade tal com o ser humano, que ecoa na alma do espectador.
 Nos labirintos da cidade decadente, acompanhamos o caçador de replicantes, interpretado magistralmente por Harrison Ford, mergulhar em um dilema moral, oscilando entre o dever e a empatia com os androides, entre a humanidade e a artificialidade.  Os olhos dos replicantes refletem o vazio e, ao mesmo tempo, a   busca incessante que vai além da existência programada, eles ‘replicam’ por mais vida. Em meio a essa teia de sentimentos, a presença enigmática de Rachael (Sean Young) surge como catalizador de reflexões. Através do olhar de Rachael, uma androide, somos convidados a confrontar nossas próprias limitações. Ela é a perfeição imperfeita, um anseio por algo mais humano do que a própria humanidade. A trilha sonora de Vangelis abraça cada cena, elevando-a à transcendência, enquanto a atmosfera noturna envolve-nos em sentimentos inexprimíveis.
Blade Runner é uma ode à poesia do cinema, uma celebração da imaginação humana e um convite à reflexão sobre as complexidades do ser. Nele, a tecnologia e a humanidade dançam uma valsa etérea, tecendo uma teia de significados e emoções que ultrapassa  o tempo e o espaço. 
Em Blade Runner não encontramos apenas um filme, mas uma experiência transcendental que ecoa em nossa alma como um lembrete de que, mesmo em um mundo repleto de máquinas, ainda seremos capazes de ir em busca de sentido e significado para contemplar o que realmente nos torna humanos. 

Maria Lúcia de Almeida

segunda-feira, 3 de abril de 2023

"Escrevo para libertar palavras e faço isso antes do pôr do Sol."


Quando estou triste, gosto de contemplar o pôr do sol; e a cada espetáculo desse que contemplo, inspira-me o desejo de partir para um oeste tão distante quanto aquele onde o sol sumiu.  De acordo com Rubem Alves, somos seres crepusculares a espera do pôr do sol de nossas vidas,  é verdade, pois sendo a tarde a velhice do dia, quando o sol se põe no horizonte, uma pequena morte ali sempre acontece. Ah, e como é belo o pôr do sol visto pelo olhar do poeta ao enfatizar a finitude da vida e dos afetos. E eu, que bem sei o que é ser flor nas asas de uma ventania, alargo meu horizonte para que o sol possa se pôr 'redondinho', sem precárias valentias, sem mais expectativas ou sofrimento. E com os olhos fitos no poente, deixo a paz falar manso no silêncio de meu coração. Percebo o quão fúteis foram meus dias repletos de esperança para um final feliz, daqueles de cinema, sabe, em que no final 'tudo se ajeita'. Agora percebo que a sabedoria que vem do natural é muito mais doce, é a sabedoria da maturidade a me dizer: "tudo é porque tem que ser, tudo um dia se acaba porque precisa acabar, ou quem sabe, porque esteja perto o momento do nosso 'pôr do sol'. O pensamento voa nos traços da memória e pergunto ao  silêncio o que ainda tem a me dizer que precisa ser compreendido, e ele me faz lembrar das nossas perdas constantes, daquelas  não só dos entes queridos, mas perdas em geral, de espaço, de tempo, de planos e de certezas que se vão, naturalmente, findando com o tempo e que também fazem parte da nossa jornada de vida. E daquelas perdas tão necessárias para nossa integridade moral que  são as relacionadas ao medo: das injustiças, das mesquinharias, das covardes ameaças de abandono e da solidão. Isso porque a gente aprende a reconhecer a força que temos e, principalmente, a força que vem da bondade divina, que nos dá coragem e nos mantêm em pé todos os dias. E sendo a  verdade a filha do tempo, tudo que ainda lhe peço, senhor tempo, antes de meu pôr do sol, é que eu saiba cuidar muito bem de mim mesma, com leveza, dignidade e aceitação. E, principalmente, que eu saiba tirar de mim a perigosa ânsia de que ' tudo tem que ser feliz até o final'.

Maria Lúcia de Almeida


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Pandemia

Sempre que penso nos anos de 2020 / 2021, penso num  filme de ficção científica: “ Em uma galáxia, muito, muito distante...”, imagino-me vivendo em um futuro próspero, em carros voadores, casas flutuantes, robôs e viagens pelo espaço sideral.
No entanto, ao contrário do que penso ou imagino, a nossa realidade nesses anos é bem outra, pois na era  em que a humanidade se encontra imersa em uma cultura digital, eis que surge um vírus, vindo lá da China, que acaba por nos isolar em nossas casas. E fecha escolas , restaurantes, bares, bancos, academias de ginástica, salas de espetáculos e o comércio. Um vírus que chega nos causando grandes perdas, não só de entes queridos e conhecidos, mas perdas em geral, de espaço, de tempo, de planos e de certezas.
A pandemia do corona vírus não só isolou as pessoas em suas casas, mas também fechou as fronteiras entre países. E, numa época em que impera  o individualismo, o egocentrismo, surge um vírus que nos faz pensar e repensar a realidade.  Um vírus que nos deixa com uma profunda sensação de solidão, enquanto  nos mostra o quanto precisamos uns dos outros e que,  querendo ou não, somos e fazemos parte de um todo, um todo que precisa ser salvo.
A pandemia do corona vírus tem nos feito encarar a realidade e concluir que é impossível continuarmos seguindo o mundo da mesma forma.  Precisaremos antes de mais nada da cooperação em escala global. Teremos que sair do isolamento e do individualismo para um sentimento forte de coletividade. A educação deverá ser voltada e orientada para a solidariedade e a cooperação. Haverá, mais do que nunca, a necessidade de uma nova consciência voltada, principalmente, para a criação de um escudo universal que proteja e imuniza todos os membros da comunidade humana.
O fato é que estamos sendo forçados a perceber que um vírus, apesar de microscópio, pode ser maior do que todos nós, e que no futuro precisaremos nos adaptar de forma rápida a uma nova realidade, pois o mundo de antes, o mundo individualista dos interesses mesquinhos  e do ‘salve-se quem puder’, felizmente, jamais retornará. 

Maria Lúcia de Almeida

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Escolhas Necessárias


Criei o costume de toda semana comprar sequilho com goiabada na padaria perto daqui de casa.
Comê-lo bebendo um café sem açúcar tornou-se, sem exagero, um dos momentos mais deliciosos da semana. Mas a goiabada me incomodava.
Não necessariamente ela, mas a pouca quantidade. Era um pingo no meio do sequilho. Reclamei na padaria , chamei o padeiro de USURA e tudo o mais.
Outro dia, voltando do trabalho, passei pela padaria e para minha sorte, disseram que havia um sequilho especial para mim. Lá estava, o meu sonho num sequilho de um real.
Quase completamente coberto de goiabada. Chegando em casa, preparado o café e toda a ritualística necessária para consumir o apetecível sequilho, ocorreu que não comi nem a metade.
Enjoei na segunda mordida, doce demais, chegava a dar náuseas.
Dia seguinte, cheguei na padaria e lá estava: outro sequilho coberto de goiabada. Ofereceram-me , e por vergonha de dizer que odiei o do dia anterior comprei.
Em casa, raspei a goiabada e comi. O problema, o inferno, não era a goiabada, nem o padeiro, era eu. Fui eu quem, amando o que amava, queria do meu jeito, sem entender que eu gostava era do jeito que era, porque se do me jeito fosse, eu rejeitaria, enjoaria e até tentaria fazê-lo voltar a ser como era.
Assim fazemos com as pessoas também. No início as amamos como são, depois que estão conosco, começamos a criticar, tentamos muda-las, tentamos ‘coloca-las do nosso jeito’, sem saber que nosso jeito são nossas projeções pessoas que não existem, e que se existissem, enjoaríamos delas.
Transformamos para descartar, porque quando aquela pessoa muda, muito provavelmente quem gostaríamos não está mais lá.
Essa semana voltei à padaria, pedi o sequilho sem goiabada e mandei avisar ao padeiro que a receita original dele é que era a boa e não minha versão.
Abençoados sejam meus amigos, cada qual a sua maneira e o seu jeito de ser.

Autor desconhecido.

Em homenagem à cada amigo que, com seu jeito diferente de ser, não devemos desprezar nem ignorar, muito menos querer mudar. Vamos amando uns aos outros e respeitando as diferenças. Mas se o amigo não entende o seu jeito de ser e insista em lhe dizer ‘adeus’ você também deve aceitar. São as escolhas necessárias que fazem parte de nossas vidas.

Maria Lúcia de Almeida

terça-feira, 27 de junho de 2017

Mulher - Maravilha


Ao me perguntarem por um bom filme que assisti no cinema em 2017, vou dizer, sem sombra de dúvida: “Mulher-Maravilha”. Um dos melhores.
 É o primeiro grande filme de estúdio de uma heroína dirigido por uma mulher, e isso transparece de formas sutis, porém muito importantes, pois a diretora Patty Jenkins, embora não seja muito conhecida, consegue introduzir mudanças e caraterísticas que separam seu filme das recentes versões para o cinema de filmes de super herois. Ela faz de seu longa uma versão lúdica e sensível, divertido e cheio de charme, sem jamais tornar o filme tolo ou pesado.
A atriz israelense Gal Godot é realmente uma maravilha, mas sua contribuição vai além da beleza. Se a história de origem da Mulher-Maravilha foi criada com coração e empatia pela diretora Patty Jenkins, também é preciso agradecer a brilhante performance de Gat Gadot por isso. Ela dá voz ao emponderamento feminino, não só nas suas atitudes como também no discurso, e nos presenteia com uma atuação que mistura prazer, humor e muita emoção.
Somado a tudo isso, ainda existe espaço no filme para falar de racismo, abuso de poder, machismo e uma precisa e divertida pitada de erotismo. E principalmente, o filme consegue mostrar para que veio, ou seja, que o amor é, e sempre será, a força mais poderosa do universo.

Maria Lúcia de Almeida

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Pátria Nossa






Penso que, por vezes, a história brasileira parece desenvolver-se com irritante falta de imaginação e nenhuma criatividade. E ao contrário do que costuma acontecer na ficção, o que ficou foram conseqüências drásticas que desfiguraram a nossa sociedade, marcando-a com cicatrizes que o tempo não deverá apagar tão cedo. Os treze anos do governo petista, não deixaram vencedores e vencidos no saldo dos confrontos sociais, Todos, a meu ver, e de certa maneira, saíram derrotados.
O partido dos trabalhadores e seu líder Luiz Inácio da Silva, o ex-presidente Lula, viu o respeito e a admiração tão arduamente conquistados, transformarem-se em medo, desprezo e repúdio. Sem contar que o anedotário criado pela contrapropaganda acabou por contaminar com o ridículo a própria imagem da presidente do país. À tentativa de manipulação ideológica, retrucou-se com as denuncias de corrupção, com o deboche e a desmoralização.
A classe média, ao ver iniciar a desaceleração econômica, o recomeço da espiral inflacionária, a conseqüente deterioração dos diversos setores financeiros e de responsabilidade social do país, começou a mobilizar-se e a exigir os princípios democráticos. Para essa classe, ficou carregar o fardo de ser reconhecida e apontada como patrocinadora do ‘golpe’ e financiadora da máquina de repressão.

Mas a carga maior, sem dúvida, recaiu grande parte sobre as camadas médias e classes trabalhadoras, que em plena crise, sentiram-se dominadas pelo temor, pela insegurança e pela ignorância forçada. Falava-se em socialismo e igualdade de condições para trabalhadores exaustos que queriam apenas melhorar suas condições de trabalho, receber salários mais elevados e melhores condições de vida na saúde, na educação e no lazer. Um governo que se dizia comprometido com os interesses de todos e, por isso, merecedor de apoio, revelou-se na verdade, um sistema populista alienado no egoísmo de seus projetos e interesses individuais. E a classe trabalhadora mais uma vez perdeu a liberdade de viver como participante ativa da história, de se conhecer e viver como parte de uma comunidade maior. Só um esforço enorme poderá permitir-lhes superar o tempo perdido. 
E mais uma vez o futuro do Brasil está comprometido. Estaremos correndo o risco de esperar por muito tempo, estaremos correndo o risco de chegar de novo a fenômenos de desmoralização de toda nossa sociedade, estaremos correndo talvez um risco pior ainda: ver a situação dar uma virada tal que uma direita, muito mais estrema do que a que já conhecemos, tome o poder. E dessa vez, ela saberá muito bem como mantê-lo.
É possível também que nada disso aconteça e que se desemboque num processo de recuperação e coisas desse tipo. Sinceramente, espero e desejo muito por isso. Mas um governo dito socialista perdeu totalmente o tipo de apoio popular que adquiriu nas últimas eleições. O PT perdeu a chance de ser um partido ético e de ter feito a diferença na história política do Brasil.

Maria Lúcia de Almeida

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Ilusão


Quem sou eu além daquela que quero ser?
Do tempo escondido na própria vida
Fui refém.
Deixei a vida passar, e com ela a realidade.
Agora já não sou eu,
Sou metade.
Salva pelas mãos delicadas de um anjo,
Fotografei a felicidade por uma porta entreaberta.
O anjo contou-me um segredo hilário:
 - Era a porta da ilusão -
Fui para o seu lado...
Mas você sempre ao contrário.

Maria Lúcia de Almeida